A comunicação verbal de uma equipe médica: necessidades apresentadas pelos visitantes
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.1.eUJ339Resumo
como a comunicação se processa entre a equipe médica e os visitantes de uma UTIadulto.
Participaram 27 visitantes de uma UTI, após terem conversado com o
médico deste setor. Os dados foram coletados por intermédio de entrevista
estruturada, em local privativo, após consentirem por escrito. Dentre os resultados
obtidos, 8 visitantes não compreenderam tudo o que o médio havia informado; 24
nunca receberam informações por escrito do médico; 25 nunca repetiram para o
médico o que este havia informado (feedback); e 12 não receberam nenhum
estímulo para fazer perguntas. Quanto a o quê gostariam de ser informados,
mencionaram: doença (22) e resultados de exames e tratamento (8),
respectivamente). 14 gostariam de ser informados a respeito do estado geral do
cliente e 8 a respeito do prognóstico. As três sugestões mais citadas para melhorar a
comunicação entre ambos foram: receber mais detalhes a respeito do estado geral
do cliente, mais abertura para fazer perguntas e receber informações por escrito. Os
dados apontam que o processo de comunicação entre a equipe médica e os
visitantes da UTI pesquisada necessita ser melhorado.
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