A IMPORTÂNCIA DOS MICRONUTRIENTES NO DESENVOLVIMENTO NEUROCOGNITIVO DA GESTAÇÃO A INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2985Resumo
O crescimento e desenvolvimento infantil é conceituado a fase mais importante da vida, esse período é influenciado por fatores ambientais e genéticos. Estudos mostram que uma nutrição pobre na infância apresenta resultados negativos no desenvolvimento cognitivo, propondo que a promoção de uma boa nutrição, pode beneficiar, comportamentos na infância. Com isso, o objetivo deste artigo foi verificar na literatura a importância dos nutrientes iodo, zinco, ferro, vitamina B12 e folato no desenvolvimento neurocognitivo da gestação a infância. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed / Medline e no Web of Science usando os descritores: “micronutrients and neurocognitive development” e “vitamin b12”, “zinc”, “iron”, “iodine” e “folate“ associado a “neurocognitive development”, nos últimos 5 anos. Seis estudos foram selecionados para esta revisão, estes analisaram a interferência de determinados micronutrientes no desenvolvimento neurocognitivo de crianças. Sendo que em cinco destes, relacionados ao iodo, vitamina B12 e folato, os resultados demostraram relação positiva com o desenvolvimento neurocognitivo de crianças, e um estudo relacionado a vitamina B12 não observou relação da função cognitiva com a suplementação dessa vitamina. Quanto ao Ferro e Zinco não se identificou nenhum estudo. Pode-se inferir que nos últimos anos poucos estudos têm examinado o impacto do estado de micronutrientes no desenvolvimento neurocognitivo, apesar de alguns serem essenciais para o adequado desenvolvimento. Assim, mais pesquisas são recomendadas para investigar a dose ideal para causar efeitos preventivos sobre a função cognitiva.
Palavra-chave: Neurocognitivo, Minerais, Vitaminas.
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