PROTOCOLOS DE REVASCULARIZAÇÃO PULPAR EM DENTES PERMANENTES COM NECROSE PULPAR E RIZOGÊNESE INCOMPLETA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2943Palavras-chave:
regeneração, necrose da polpa dentária, endodontia, preparo de canal radicularResumo
A revascularização pulpar é uma terapia indicada para dentes imaturos com necrose pulpar e possibilita a continuidade da formação radicular e o aumento da espessura das paredes dentinárias. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura dos diferentes protocolos terapêuticos de revascularização pulpar propostos. Realizou-se uma busca avançada, entre os anos de 2000 e 2017, nas bases de dados eletrônicas PubMed e LILACS, utilizando-se termos indexados no “Medical Subject Heading Terms” (Mesh Terms –MeSH) e “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCs). Dentre a literatura obtida, foram selecionados 42 trabalhos que melhor corresponderam aos objetivos propostos.Além disso, incluiu-se 3 artigos pioneiros no estudo da revasculização pulpar. Na literatura é descrito que o sucesso desta terapia está vinculado à adequada descontaminação do canal radicular. Como soluções irrigadoras recomenda-se clorexidina ou hipoclorito de sódio, em conjunto com o EDTA, para posterior aplicação da medicação intracanal (MIC). Como MIC, tem sido proposta a pasta tripla antibiótica (metronidazol, minociclina e ciprofloxacina), contudo, como a presença da minociclina pode causar escurecimento dentário, alguns estudos indicam uma pasta de hidróxido de cálcio. O tempo de permanência da MIC e o período ideal de proservação ainda não foram determinados na literatura. Conclui-se que, apesar de constatados resultados satisfatórios quanto a formação radicular e aumento da espessura dentinária, ainda não há um protocolo ideal definido, o que demanda mais pesquisas sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.
































