INCIDÊNCIA DE MICRORGANISMOS EM INFECÇÕES NO TRATO URINÁRIO E SUA RELAÇÃO COM O ANTIBIOGRAMA EM UM LABORATÓRIO DA REGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2743Resumo
As infecções do trato urinário são causadas por microrganismos, sejam eles bactérias ou fungos, porém os que mais acometem a população são as bactérias. Essas podem se instalar tanto no trato urinário superior ou inferior, desenvolvendo diferentes sinais e sintomas. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a incidência de infecções urinárias no ano de 2017 e a sua relação com o antibiograma em um laboratório da região do Noroeste do Paraná, sendo uma pesquisa exploratória longitudinal retrospectiva, qualitativa e quantitativa. Como resultado, obteve-se um total de 25 uroculturas de pacientes, totalizando 22 resultados positivos (88%) e 3 resultados negativos (12%). Dos resultados positivos, 84% eram de indivíduos do sexo feminino e 16% de indivíduos do sexo masculino. Com relação à faixa etária, os mais acometidos foram os idosos acima de 60 anos, isso se deve á fatores como alterações fisiológicas do envelhecimento e a diminuição da imunidade. Dos microrganismos isolados, a bactéria predominante foi a Escherichia coli (60%) seguido da Klebsiella pneumoniae (12%), Morganella morganii (4%), Enterococcus sp (4%), Aeromonas hydrophila (4%) e Citrobacter koseri (4%). Conforme o antibiograma, os bacilos Gram negativos da família das Enterobactérias foram menos susceptíveis aos antimicrobianos da classe das penicilinas, cefalosporinas e quinolonas, sendo mais sensíveis aos aminoglicosídeos. Conclui-se que é necessário orientar os indivíduos sobre os riscos que essa enfermidade pode oferecer e enfatizar que a recomendação terapêutica correta é de extrema importância, bem como a posologia indicada pelo médico, a fim de evitar cepas mais resistentes perante o uso inadequado desses antimicrobianos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.