TRATAMENTO DA CLASSE II DIVISÃO 1 – UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COM A MECÂNICA BIOPROGRESSIVA E ARCO SECCIONADO DE FORÇAS PARALELAS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2565Palavras-chave:
Má Oclusão, Má Oclusão de Angle Classe II, Ortodontia CorretivaResumo
A má oclusão de classe II é uma discrasia dentária e/ou esquelética que afeta o equilíbrio das estruturas do sistema estomatognático, bem como influencia negativamente a qualidade de vida desses indivíduos. Neste sentido, tem se levantado inúmeras discussões na literatura acerca do melhor período de intervenção da má oclusão, tipos de mecânicas a serem empregadas e aparelhos ortodonticos e ortopédicos disponiveis. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de intervenção da má oclusão de Classe II divisão 1, com tratamento ortopédico associada á Técnica Bioprogressiva com o uso de Arcos Seccionados de Forças Paralelas. O caso clínico refere-se a um paciente de 10 anos de idade, do sexo masculino tinha como queixa principal a excessiva projeção dos dentes anteriores ao sorrir. Iniciou-se o tratamento com o Arco Extra Bucal com tração cervical associado ao uso Arco Base Inferior (ABI). No segundo estágio, foi utilizado o Arco Seccionado de Forças Paralelas do lado direito e esquerdo com elástico intermaxilar, associado ao uso do ABI. Com a finalização do tratamento, foi possível constatar a correção da má oclusão e o restabelecimento da função mastigatória. Portanto, conclui-se que Terapia Bioprogressiva e o Arco Seccionado de Forças Paralelas foram eficazes no tratamento da má oclusão de classe II divisão 1, com equilíbrio, harmonia, estabilidade e sem necessidade de extrações prévias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.