COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DOS EXTRATOS ETANÓLICO E AQUOSO DE RHAPHIODON ECHINUS (LAMIACEAE) CONTRA CEPAS DE CANDIDA ALBICANS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2401Resumo
Indivíduos saudáveis podem apresentar alguns dos gêneros da Cândida na cavidade oral, porém cerca de oito espécies podem desencadear a candidíase oral e uma delas é a Candida albicans, uma das mais patogênicas e de maior importância odontológica. A candidíase é causada por leveduras, essa micose apresenta um espectro clínico bem variável, podendo se comportar como uma lesão branda, aguda ou crônica. O uso indiscriminado de antifúngicos disponíveis é o principal responsável pela resistência fúngica. Dessa forma, houve a necessidade de inovar a área farmacológica através das pesquisas por medicamentos de origem natural ou sintética que vêm sendo uma alternativa eficaz e econômica. Esse trabalho procura analisar a possível atividade antifúngica dos extratos etanólico e aquoso de Rhaphiodon echinus (Lamiaceae), espécie vegetal presente no Nordeste brasileiro, contra cepas de Candida albicans. Desta forma, o presente trabalho objetivou analisar a atividade antifúngica dos extratos etanólico e aquoso de Rhaphiodon echinus sobre cepas de Candida albicans (ATCC 76645, LM 106, LM 108 e LM 111), obtendo a Concentração Inibitória Mínima (CIM) por meio de ensaios in vitro utilizando a técnica de microdiluição em caldo. A CIM50% do extrato aquoso de Rhaphiodon echinus contra as cepas de Candida albicans foi de 256 μg/mL. A CIM50% do extrato etanólico de Rhaphiodon echinus contra as cepas de Candida albicans foi de 256 μg/mL, tendo assim o mesmo efeito quando comparadas. Conclui-se que os extratos de Rhaphiodon echinus são eficazes contra as cepas de C. albicans.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.