ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE COM RISCO POTENCIAL DE DESENVOLVER PÉ DIABÉTICO: Uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ23Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Cuidados de Enfermagem, Pé diabético e Atenção Primária à SaúdeResumo
O Diabetes Mellitus (DM) atualmente vem sendo uma das doenças crônicas com um considerável aumento de casos no mundo, representando um dos principais desafios do século XXI, pois existem 371.000 milhões de pessoas que vivem com a doença e mais 280 milhões estão em risco elevado de desenvolver a mesma. Este estudo tratou-se de uma revisão da literatura. Para chegar aos resultados, foi realizada uma revisão de quinze artigos originais identificados na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (ScIELO), em manuais do Ministério da Saúde, dissertações e livros sendo a busca ocorrido de junho a novembro de 2013. Após análise minuciosa das fontes consultadas, os dados foram categorizados e os pontos convergentes e divergentes entre eles foram discutidos em tópicos: Definição do diabetes mellitus, Epidemiologia, Classificação do diabetes mellitus, complicações do diabetes mellitus, pé diabético, assistência de enfermagem na estratégia saúde da família, assistência de enfermagem ao portador do diabetes mellitus e amputação. Conclui-se que o enfermeiro seja ele assistencial ou coordenador de um programa, deve exercer papel determinante na prevenção e recuperação do paciente portador de DM. O enfermeiro é o componente indispensável da equipe que tem como objetivo essencial proporcionar assistência de qualidade a pacientes e familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.