DISCALCULIA: DEFINIÇÃO, CAUSAS, DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS À LUZ DA PEDAGOGIA.
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ15Palavras-chave:
Discalculia, Transtornos da Aprendizagem, EducaçãoResumo
A sociedade da informação elevou o valor da matemática. Este é um desafio para as escolas e sociedades, pois as diferenças individuais são grandes, no sentido do número e habilidades básicas de cálculo. Segundo RASANEN (2012) de 5% a 7% das crianças em idade escolar têm grandes dificuldades para acompanhar as demandas curriculares. Com a intenção de esclarecer esse transtorno de aprendizagem pouco estudado nacionalmente o presente trabalho trata da definição, etiologia, diagnósticos e terapias da Discalculia do Desenvolvimento (DD), discutidos sob a luz da pedagogia. Notou-se a importância do diagnóstico precoce por uma equipe multidisciplinar de neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas especializados no assunto. O encaminhamento do professor e o cuidado dos pais são fundamentais para a ressocialização e inclusão do portador da DD. Foram encontrados 44 artigos nas bases de dados LILACS e MEDLINE publicados nos últimos quatro anos (2009 a 2013), sendo que após a análise de inclusão e exclusão de artigos foram trabalhados 31. Concluiu-se que poucos são os artigos sobre o assuntos e muito menor o número de artigos nacionais, prevalecendo os artigos internacionais, ou seja, pouco se estuda sobre a DD no Brasil.
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