ADEQUAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO NA EXECUÇÃO DE CONTRATOS DE COMODATO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.51.eUJ1367Resumo
A implantação de Boas práticas nas Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares é necessária devido à intensa produção e manipulação de alimentos, para garantir o alimento seguro à população hospitalizada, sobretudo em períodos de troca de vigência de contrato. Este estudo objetivou comparar através da aplicação de check-list os níveis de adequacidade das Boas Práticas de Manipulação em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, monitorando a transição de um contrato de comodato em uma UAN em uma Unidade Hospitalar no Rio de Janeiro. Foi aplicado um check-list semi-estruturado com opções de resposta “CONFORME“ e “NÃO CONFORME” por 29 dias na gestão de 2 contratos (EMPRESA A e EMPRESA B) levando em consideração as Boas práticas de fabricação pautadas na RDC 275, considerando 44 itens de observação, distribuídos entre higiene pessoal dos manipuladores; higiene do ambiente, estrutura e instalações, manejo de resí- duos, controle integrado de vetores e pragas e produção de alimentos. Observou-se Não Conformidades em todos os itens avaliados em ambos contratos, sugerindo necessidade de treinamento contínuo do manipulador e investimento em estrutura e modernização de equipamentos, sendo necessários para a garantia do alimento seguro do ponto de vista sanitário à população hospitalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.