QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR OFERECIDA EM UMA ESCOLA DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.48.eUJ1290Resumo
Objetivo: Avaliar a qualidade nutricional da alimentação
oferecida em uma escola pública do Sul do Brasil a partir
da análise consecutiva de cinco refeições ofertadas, utilizando
como referência os valores estipulados pelo Programa
Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das
recomendações do Ministério da Saúde. Métodos: Os nutrientes
avaliados foram carboidrato, proteína, lipídeo e
sódio. Além disso, avaliou-se a oferta de energia e densidade
energética das porções. Resultados: As refeições não
atingiram a recomendação energética e de macronutrientes
estipulada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar,
sendo a porcentagem de adequação energética, glicídica,
proteica e lipídica igual a 62,7%, 75,5%, 61,0% e 26,5%,
respectivamente. No tocante ao sódio, a oferta média observada
ultrapassou 20% do valor estipulado como recomendado
pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Conclusão: O presente estudo observou inadequação da
oferta nutricional de energia, carboidrato, proteína, lipídeo
e sódio nas refeições ofertadas em uma escola pública do
Sul do Brasil.
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