CONDUTAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM ODONTOLOGIA: O QUE SABEM OS FUTUROS PROFISSIONAIS?

Autores

  • CLÉA ADAS SALIBA GARBIN
  • BRUNO WAKAYAMA
  • THAÍS JAQUELINE VIEIRA DE LIMA
  • ARTÊNIO JOSÉ ÍSPER GARBIN

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.46.eUJ1248

Resumo

Objetivou-se avaliar o conhecimento dos formandos em
Odontologia sobre medidas de radioproteção na clínica
odontológica visto tratar-se de uma profissão em que as
tomadas radiográficas são procedimentos rotineiros. Realizou-
se um estudo exploratório descritivo com abordagem
quantitativa, os dados foram coletados através de questionários
semiestruturado e auto aplicado. A população do
estudo foi constituída por 63 alunos do ultimo ano do curso
Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba –
UNESP. Para a análise estatística, foi utilizado o software
Epi Info 6., através da distribuição de frequências e percentuais.
Verificou-se que grande parte dos alunos não tem
conhecimento sobre itens básicos de proteção radiológica,
como a distância mínima segura para o operador em relação
à fonte de raios-X, o filme radiográfico recomendado
para uma menor exposição do paciente à radiação e a técnica
mais indicada para evitar erros de posicionamento. A
técnica mais utilizada pelos alunos é a bissetriz, demonstrando
uma inadequação às exigências atuais. Quanto a
proteção para o paciente, o avental plumbífero em associação
ao protetor de tireóide foram citados por 61% dos
formandos. Embora presente a preocupação quanto à proteção
do paciente, existem lacunas no conhecimento dos
futuros profissionais quanto às medidas de radioproteção
em Odontologia.
PALAVRAS-CHAVE:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

GARBIN, C. A. S., WAKAYAMA, B., DE LIMA, T. J. V., & GARBIN, A. J. ÍSPER. (2015). CONDUTAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM ODONTOLOGIA: O QUE SABEM OS FUTUROS PROFISSIONAIS?. Revista Uningá, 46(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.46.eUJ1248

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)