BRUXISMO NA INFÂNCIA: UM DESAFIO PARA A ODONTOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3547

Palabras clave:

Bruxismo, Criança, Etiologia, Terapêutica

Resumen

O bruxismo é uma parafunção do sistema mastigatório que ocorre devido a atividade involuntária e rítmica da musculatura do sistema estomatognático. Sua origem é multifatorial, sendo as principais causas fatores locais, sistêmicos, psicológicos, ocupacionais e a hereditários. Essa desordem funcional pode ser diurna ou noturna e o sinal clínico mais comum é o desgaste das faces incisais dos dentes anteriores e oclusais dos posteriores, além do aumento da sensibilidade e danos aos tecidos de suporte. Dessa forma, o tratamento é desafiador, sendo necessárias abordagens multidisciplinares e multiprofissionais (odontologia, psicologia e medicina). A prevalência do bruxismo infantil varia entre 5,9 e 55,3%, sendo mais comum na faixa etária pré-escolar. Os tratamentos podem variar de acordo com a etiologia, idade do paciente e gravidade de cada caso. Dentre os principais, há a confecção de placas de mordida, massagem e uso de calor úmido e de medicamentos de alopatia ou homeopatia. Assim sendo, o objetivo desta revisão de literatura foi discutir os fatores etiológicos e os tratamentos do bruxismo em crianças. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico e PubMed usando os descritores “bruxismo”, “criança”, “crianças”, “etiologia” e “tratamento” em português e inglês, sem nenhuma restrição de idioma nem ano de publicação. Foram incluídos os trabalhos sobre bruxismo na infância e que abordassem sua etiologia e/ou tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Guimarães, G. G., Alexandria, A., Duarte, M. L., Letieri, A. dos S., & Soares, T. R. C. (2021). BRUXISMO NA INFÂNCIA: UM DESAFIO PARA A ODONTOLOGIA. Revista Uningá, 58, eUJ3547. https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3547

Número

Sección

Health Sciences

Artículos más leídos del mismo autor/a