MEDOS E ANSEIOS DE PUÉRPERAS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS ASSOCIADOS À INEXISTÊNCIA DE CONHECIMENTO: UM OLHAR COM BASE EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Autores/as

  • Nadijane Silva de Sousa faculdade do meio norte-FAEME
  • Leonilson Neri dos Reis faculdade do meio norte-FAEME
  • Ernando Silva de Sousa Faculdade do Médio Parnaíba-FAMEP
  • Tatyanne Silva Rodrigues faculdade do meio norte-FAEME e AESPI-FAPI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2587

Resumen

O objetivo geral deste estudo é de identificar elementos reveladores dos medos e anseios da puérpera associados com recém-nascido prematuro, a partir de uma análise de resultados de publicações científicas acerca dessa problemática. Emerge da falta de conhecimento em relação à internação de seu filho em uma Unidade de Terapia intensiva Neonatal (UTIN). Essa inexistência de conhecimento faz com que a mulher se sinta apreensiva e despreparada ao mesmo tempo. Nesta pesquisa apresentam os diversos sentimentos e situações vividas por essas mães, mostrando que, a maioria destes anseios e medos, podem ser superados positivamente. Trata-se de uma revisão de literatura publicadas entre os anos 2008 a 2016. Utilizaram-se artigos das bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online - Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, empregando os descritores: medos e anseios, prematuro, gestação de risco e parto, distribuídos nas seguintes categorias: os medos e anseios da puérpera de recém-nascido prematuro, as consequências trazidas por a inexistência de conhecimento, a gestante de alto risco que supostamente resultará em um parto prematuro e a atuação dos profissionais de saúde diante desta fase. Destacam-se nos artigos os diversos sentimentos vividos pela puérpera de recém-nascido prematuro, notando-se que essas sensações fazem uma grande mudança no psicológico da mulher. Conclui-se que, a gestação de risco, geralmente, pode levar a um parto prematuro. Isso trará muitos sentimentos desconhecidos para a mãe puérpera. Em decorrência disso, essas mães, consequentemente, necessitarão de ótimos cuidados voltados a seu filho, e de um equilíbrio emocional que, no entanto.  serão ofertados pela assistência.

 

Palavras-chave: Medos e anseios; Prematuro; Gestação de risco; Parto.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nadijane Silva de Sousa, faculdade do meio norte-FAEME

Enfermeira, Discente de Pós-graduação em Saúde da Família com Docência do Ensino Superior da Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME.

Leonilson Neri dos Reis, faculdade do meio norte-FAEME

Enfermeiro, Discente de Pós-graduação em Saúde da Família com Docência do Ensino Superior da Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME.

Ernando Silva de Sousa, Faculdade do Médio Parnaíba-FAMEP

Enfermeiro, Discente Pós-graduação em Obstetrícia da Faculdade do Médio Parnaíba-FAMEP.

Tatyanne Silva Rodrigues, faculdade do meio norte-FAEME e AESPI-FAPI

Professora Orientadora, Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPI. Docente das Faculdades AESPI/FAPI e FAEME.

Publicado

2019-06-02

Cómo citar

Sousa, N. S. de, dos Reis, L. N., Sousa, E. S. de, & Rodrigues, T. S. (2019). MEDOS E ANSEIOS DE PUÉRPERAS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS ASSOCIADOS À INEXISTÊNCIA DE CONHECIMENTO: UM OLHAR COM BASE EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Uningá, 56(2), 1–21. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2587

Número

Sección

Health Sciences

Artículos más leídos del mismo autor/a