REFLEXÕES ACERCA DO ENFERMEIRO RECÉM – GRADUADO QUE ATUOU COMO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores/as

  • JOSIANE MARCIA DE CASTRO
  • ELAINE ANASTACIA DE SOUSA
  • RODRIGO NASCIMENTO ALVES
  • MARIA INÊS DIAS GONCALVES DE OLIVEIRA
  • PATRÍCIA NATHÁLIA SANTOS SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.53.eUJ1423

Resumen

Este estudo objetivou-se discutir o panorama do
enfermeiro recém – graduado que atuou como técnico em
enfermagem. Para tanto, trata-se de um estudo
exploratório, de revisão da literatura, que será realizado
na base de dados scielo e lilacs, no período compreendido
entre os anos 2007 a 2017, utilizando-se as palavras-chave
(enfermeiro, transição, competências, liderança). Serão
incluídos no estudo artigos de língua portuguesa, com
resumos disponíveis na íntegra pelo meio on-line que
baseassem em algum construto teórico sobre estes
descritores. No estudo foi possível identificar que, a
liderança faz parte da gestão por competência envolvendo
a participação ampla das diversas facetas dos serviços de
saúde. Assim, pode-se inferir que as competências do
enfermeiro são indispensáveis ao contexto atual dos
serviços de saúde. Dentre as competências destacadas tem
- se aquelas com maior representatividade como: o
comportamento, imparcialidade, comprometido, a
flexibilidade, dinamismo, humildade, comunicação efetiva
e clara. E ainda possuir conhecimento técnico-científico
compatível com a área de atuação. Após compreender o
conceito de liderança os enfermeiros recém-graduados
são, em sua maioria, prontamente absorvidos em postos
de trabalho, porém nem sempre assumem funções de
liderança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-09-20

Cómo citar

DE CASTRO, J. M., DE SOUSA, E. A., ALVES, R. N., DE OLIVEIRA, M. I. D. G., & SOUZA, P. N. S. (2017). REFLEXÕES ACERCA DO ENFERMEIRO RECÉM – GRADUADO QUE ATUOU COMO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Revista Uningá, 53(2). https://doi.org/10.46311/2318-0579.53.eUJ1423

Número

Sección

Health Sciences

Artículos más leídos del mismo autor/a