A prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem : estudo em uma escola privada do interior paulista.*

Authors

  • ORNELLA PADOVANI
  • MARIA SUELY NOGUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ982

Abstract

O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências da autora, buscou
compreender como ocorre a prática pedagógica das enfermeiras docentes e da
coordenadora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem de
uma instituição privada do interior paulista. Trata-se de um estudo descritivoexploratório,
de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen (
1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas,
no período de julho a dezembro de 2006, tendo como população cinco enfermeiras
professoras e a coordenadora do curso. A análise dos dados possibilitou identificar o
Fenômeno Central: A prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível
Médio em Enfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escola
profissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensino-aprendizagem:
planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possível repensar a prática pedagógica,
como uma atividade baseada na práxis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-12-2011

How to Cite

PADOVANI, O., & NOGUEIRA, M. S. (2011). A prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem : estudo em uma escola privada do interior paulista.*. Revista Uningá, 30(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ982

Issue

Section

Health Sciences