Avaliação das atividades metodológicas na educação de crianças com hidrocefalia em uma unidade de educação especial em Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.29.eUJ961Abstract
Este artigo tem como objetivo conhecer o histórico cronológico
da hidrocefalia, o desenvolvimento da sua fisiopatologia e tratamento, além
de investigar a metodologia educacional utilizada pela Associação Norte
Paranaense de Reabilitação – ANPR. Neste sentido realizaram-se pesquisas
bibliográficas, levantamento de obras, visitas na instituição e coleta de dados
a partir de entrevistas com os profissionais e com uma família além de
observações do desenvolvimento de oito crianças. Verificou-se como
resultados que não há idade para o aluno ingressar e egressar na escola,
realizam-se atividades teóricas, práticas e de reabilitação num período de
quatro horas, as turmas são mistas, há uma rotina diária, a instituição possui
um vasto espaço físico e salas de aula adaptadas, nas atividades de
reabilitação os alunos são atendidos por profissionais de diversas áreas além
de acompanhamento médico, os docentes e profissionais de reabilitação
atuam em conjunto para melhor desenvolvimento dos discentes. A relação da
família com a criança é exemplar e todos os alunos observados apresentam
déficit cognitivo e motor. Portanto se faz relevante que as pessoas com
necessidades especiais sejam valorizadas perante a sociedade e que a prática
docente seja planejada para atender a todos os discentes.
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