EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: INCLUSÃO SÓCIOCULTURAL ATRAVÉS DO CANTO ORFEÔNICO (CORAL)
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.30.eUJ980Abstract
O presente trabalho tem como objetivo abordar a Educação Não-Formal como inclusão
sóciocultural, sendo que o modelo utilizado para este tipo de educação foi o canto
orfeônico (coral) como ferramenta de sociabilização, arte e cultura. O grupo orfeônico
demonstrado como exemplo neste trabalho existe há 27 anos, originário da zona norte
de SP e denominado “Ecoart”, tendo como filosofia propriciar a seus integrantes
qualidade de vida, influenciando-os na apreciação artística e motivação social,
independente de faixa etária, condição cultural e escolar ou financeira. Desta forma fica
caracterizado que este modelo de educação não-formal auxilia a construção da
cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte e à informação. Os dados
apresentados foram colhidos por meio de apresentações públicas assistidas pela autora e
também por entrevistas feitas com alguns coralistas e com a regente do coro. A
abordagem metodológica é um estudo qualitativo de caráter exploratório combinado
com a história oral. O embasamento teórico para educação não-formal tem como autor
principal Gohn.
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