Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.24.eUJ878Abstract
Objetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programa
educativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do município
de Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos os
sexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobre
higiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável e
visita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,
falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas de
gincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizada
pelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).
Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado
(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IP
segundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IP
significativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no
2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-se
que, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: O
programa educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora nos
cuidados com a higiene bucal
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.