A A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PARA O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: UMA QUESTÃO ÉTICA E TÉCNICA

Authors

  • Camila Ota de Freitas Uninga

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ82

Keywords:

analista; ética; projeção; transferência; contratransferência.

Abstract

Diante da importância do papel que o psicólogo desempenha durante a análise, o presente trabalho é uma revisão literária de caráter qualitativo tendo como base a teoria da psicologia analítica, no qual buscou-se descrever a importância da análise pessoal do psicólogo para a realização do seu trabalho, desmistificando a figura do analista como um ser superior, colocando-o assim como um sujeito atuante na prática terapêutica.  

O referido trabalho procurou propiciar a conscientização a respeito da importância de que o analista separe suas vivências pessoais dos conteúdos internos de seus pacientes, deixando assim explícito que a ferramenta que ele dispõe para que ocorra essa separação é sua própria análise pessoal. Para tanto, a figura do analista foi ressignificada de um ser superior para fundamentalmente um ser ético, que é consciente de suas fragilidades e que deste modo está sujeito a sofrer os efeitos dos fenômenos que norteiam a análise como a projeção, transferência e principalmente contratransferência. O esclarecimento destes fatores que compõe o processo terapêutico pela perspectiva do analista ajudou no esclarecimento acerca dos efeitos negativos que a não realização da análise por parte do analista acarreta na análise. Por fim, o analista no decorrer de sua formação deve ter internalizado a sua responsabilidade para com o analisando e assim buscar durante toda a sua vida profissional a procura pelo entendimento do seu próprio inconsciente para que não interfira de modo negativo na análise utilizando-se para tanto da análise pessoal.  

Downloads

Download data is not yet available.

Published

27-06-2018

How to Cite

de Freitas, C. O. (2018). A A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PARA O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: UMA QUESTÃO ÉTICA E TÉCNICA. Revista Uningá, 55(2), 177–187. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ82

Issue

Section

Health Sciences