Jogos em odontologia: avaliação dos trabalhos desenvolvidos por escolares do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.16.eUJ662Abstract
O brincar de médico ou dentista pode favorecer a interação
entre algumas características da realidade e a reprodução do meio em que
a criança está inserida. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi
avaliar alguns jogos criados por alunos da 7a e 8a séries do Ensino
Fundamental de Escolas Estaduais das cidades de Piracicaba e
Iracemápolis, SP, em razão do Concurso “A Saúde Bucal”, promovido
pelo CROSP. Foram avaliados 10 jogos criados pelos alunos em relação a
sua originalidade e capacidade de transmitir conhecimentos em saúde
bucal. Verificou-se, de uma forma geral, que todos os jogos apresentados
neste trabalho são capazes de transmitir bons conhecimentos sobre os
conceitos de saúde bucal às crianças. Alguns levam o conhecimento de
forma direta através das perguntas e respostas, enquanto outros agem de
forma indireta, trazendo uma curiosidade de algo desconhecido, ou muito
pouco conhecido, para a mente das crianças. Através da confecção de
jogos, houve uma forte interação das crianças com os dentistas e
professores que as orientavam e também pesquisas sobre o assunto, o que
certamente motivou os criadores dos jogos a desenvolverem melhores
hábitos de higiene bucal.
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