A utilização da brinquedoteca como espaço terapêutico e de práticas de educação em saúde

Autores

  • JOÃO LEANDRO VIEIRA BARBOSA
  • FÁBIO LUIZ MIALHE
  • MIGUEL MORANO JUNIOR
  • CAMILA DA SILVA GONÇALO

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.14.eUJ631

Resumo

A brinquedoteca é considerada um local que garante à criança
um espaço que facilita o ato de brincar. Esse espaço se caracteriza pela
existência de um conjunto de brinquedos e jogos criado especialmente
para a criança e que possui como objetivos principais o estímulo à
criatividade, o desenvolvimento da imaginação, da comunicação e da
expressão, a dramatização e a solução de problemas. Muito utilizada em
hospitais para ajudar no diagnóstico e no tratamento das doenças, na área
odontológica ela ainda é pouco empregada. Entretanto, em virtude das
dificuldades muitas vezes encontradas pelos profissionais em estabelecer
hábitos referentes à manutenção da saúde bucal em crianças, a utilização
de métodos participativos, tais como os jogos e brinquedos educativos no
espaço das brinquedotecas, podem trazer consigo sensações agradáveis e
divertimento, assegurando a motivação da criança, funcionando como
reforço de aprendizagem. Desta forma, este estudo apresenta as
utilizações da brinquedoteca na área da saúde, como espaço de
aprendizagem em educação em saúde, visando subsidiar aos profissionais
com mais uma ferramenta para a promoção de saúde na comunidade.

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Publicado

2007-12-20

Como Citar

BARBOSA, J. L. V., MIALHE, F. L., MORANO JUNIOR, M., & GONÇALO, C. D. S. (2007). A utilização da brinquedoteca como espaço terapêutico e de práticas de educação em saúde. Revista Uningá, 14(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.14.eUJ631

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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