CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3252

Keywords:

Ressucitação, Estudantes de Enfermagem, Parada Cardíaca

Abstract

A reanimação cardiopulmonar é um evento no qual o socorrista capacitado intervém após uma parada cardiorrespiratória fazendo uso do conhecimento teórico-prático juntamente com manobras adequadas para salvar o maior número de vidas. Diante desse contexto, é imprescindível o conhecimento dos graduandos em enfermagem sobre RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para que possam desenvolver um trabalho de qualidade na vida profissional. O presente estudo busca identificar através da literatura evidências científicas nacionais e internacionais a respeito do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a reanimação cardiopulmonar. Refere-se a uma revisão integrativa nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed), sendo utilizado para a escolha os seguintes descritores: Ressucitação Cardiopulmonar, Estudantes de Enfermagem e Parada Cardíaca publicados no período entre 2014 a 2019. Foram selecionados artigos, sendo a maioria com múltiplos autores e pertencentes à categoria estudo descritivo. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos de enfermagem têm conhecimento teórico sobre as manobras e diretrizes de RCP, mas que não têm domínio da prática para realizá-la. É necessário que haja aprimoramento nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem, para que os acadêmicos tenham um conhecimento mais aprofundado a respeito das práticas de RCP e conheçam a importância da aplicabilidade desta, durante sua assistência profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ingrid Jamille Miranda de Paulo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Emmily Fabiany Sousa Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Idna Glenda da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Luciana de França Sobral Moreira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Tamirys de Paula Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Yasmim da Silva Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

Published

11-03-2021

How to Cite

de Paulo, I. J. M., Rodrigues, E. F. S., da Silva, I. G., Moreira, L. de F. S., Silva, T. de P., Souza, Y. da S., & Silva, D. W. R. (2021). CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Uningá, 58, eUJ3252. https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3252

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)