INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE OBTURAÇÃO CONE ÚNICO SOBRE A QUALIDADE DO SELAMENTO RADICULAR

Authors

  • Amanda Maciel do Prado Cirurgiã-dentista, mestranda em Dentística/Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)
  • Zilda Betânia Barbosa Medeiros de Farias Cirurgiã-dentista, mestranda em Dentística/Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)
  • Héberte de Santana Arruda Cirurgião-dentista, mestranda em Dentística/Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)
  • Gabriela Queiroz de Melo Monteiro Doutora em Dentística/Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)
  • Sandra Maria Alves Sayão Maia Professora de Endodontia da Faculdade de Odontologia do Recife (FOPCB-FOR) e da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3027

Keywords:

Endodontia, Obturação, Cone único

Abstract

O selamento radicular é um fator importante na terapia endodôntica, sendo diretamente relacionado ao prognóstico do tratamento. Várias técnicas podem ser utilizadas com esse objetivo. Nos últimos anos, a técnica de obturação do cone único tem sido difundida principalmente devido à sua simplicidade, eficiência e otimização do tempo clínico. Diante disso, o objetivo do presente estudo é fornecer informações atualizadas baseadas em uma análise de literatura, enfatizando: (I) O uso da técnica de obturação do cone único em comparação a outras técnicas obturadoras, sobretudo a técnica de condensação lateral e (II) Avaliação da técnica do cone único coadjuvada por cimentos endodônticos de diferentes composições. Foi realizada busca nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Science Direct e Scielo, utilizando os descritores “Endodontics”, “Obturation” e “Single cone” nas línguas inglesa e espanhola. Tendo sido, selecionados 19 artigos para leitura do texto completo. O levantamento demostrou que o selamento promovido pela técnica de obturação do cone único é tão efetivo quanto aquele de outras técnicas analisadas. Entretanto, vários fatores influenciam diretamente no selamento, principalmente os relacionados ao cimento endodôntico empregado. Portanto, pode-se concluir que a técnica do cone único é segura, oferecendo um selamento radicular satisfatório quando comparado a outras técnicas de obturação, sobretudo à técnica de compactação lateral considerado padrão de comparação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amanda Maciel do Prado, Cirurgiã-dentista, mestranda em Dentística/Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)

Cirurgiã-dentista graduada pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Atualmente cursa Mestrado em Dentística-Endodontia pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGODONTO) da FOP-UPE e Especialização em Endodontia pela Fundação Odontológica Presidente Castelo Branco (FOPCB/FOR). Possui Aperfeiçoamento em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/PE). Possui experiência em Odontologia com ênfase em Endodontia e Materiais Dentários.

Published

12-11-2019

How to Cite

Prado, A. M. do, Farias, Z. B. B. M. de, Arruda, H. de S., Monteiro, G. Q. de M., & Maia, S. M. A. S. (2019). INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE OBTURAÇÃO CONE ÚNICO SOBRE A QUALIDADE DO SELAMENTO RADICULAR. Revista Uningá, 56(S7), 21–28. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3027

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.