CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS, SIMILARES E DE REFERÊNCIA POR PACIENTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MONTES CLAROS-MG

Authors

  • Jessica Lorrane Soares Xavier Faculdade de Saúde Ibituruna
  • Maira Morena Vasconcelos Mendes Faculdade de Saúde Ibituruna
  • Thiago Alves Xavier dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Kellen Antunes Borges Faculdade de Saúde Ibituruna

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2578

Keywords:

Medicamentos, Genericos, Similar, Referência

Abstract

Os medicamentos desempenham um papel fundamental na proteção e recuperação da saúde das pessoas, além de auxiliarem na manutenção e na melhoria da qualidade de vida da população em geral. Existem três tipos de medicamentos: referência, genérico e similar. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e a utilização de medicamentos genérico, similar e de referência por pacientes de uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Montes Claros – MG. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo e com a amostra de 45 pessoas, sendo 26 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com a faixa etária de 61 anos acima (42,2%). Os sujeitos desta pesquisa responderam um questionário semiestruturado, que abordou características do entrevistado como idade, sexo, grau de escolaridade, renda familiar e aspectos relacionados com a sua percepção sobre os diferentes tipos de medicamentos e sua utilização. Dos entrevistados, 62,2% fazem uso contínuo de medicamentos, 71,1 % afirmam conhecer mais sobre os medicamentos genéricos, 66,7% utilizam medicamentos genéricos, visto que este tipo de medicamento possuí mais acessibilidade do usuário por apresentarem um menor custo em relação aos de referência e ainda por a maior parte das vezes ser o mais distribuído gratuitamente pelas UBSs e pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Conclui-se um alto grau de utilização dos medicamentos genéricos pelos pacientes, mas estes possuem pouco conhecimento sobre os três tipos de medicamentos presente no mercado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jessica Lorrane Soares Xavier, Faculdade de Saúde Ibituruna

Acadêmica de Farmácia na Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros-MG.

Maira Morena Vasconcelos Mendes, Faculdade de Saúde Ibituruna

Acadêmica de Farmácia na Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros - MG.

Thiago Alves Xavier dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI. Cursando Especialização em Farmácia Clinica na Faculade Unidas do Norte de Minas - FUNORTE e cursando Mestrado em Produção Animal na Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros- MG.

Bárbara Kellen Antunes Borges, Faculdade de Saúde Ibituruna

Dra. Em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE e Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros - MG.

Published

12-03-2019

How to Cite

Xavier, J. L. S., Mendes, M. M. V., dos Santos, T. A. X., & Borges, B. K. A. (2019). CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS, SIMILARES E DE REFERÊNCIA POR PACIENTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MONTES CLAROS-MG. Revista Uningá, 56(1), 197–204. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2578

Issue

Section

Health Sciences