ESCLARECENDO A ANQUILOSE DENTÁRIA EM DENTES DECÍDUOS

Authors

  • Késsia Suênia Fidelis de Mesquita Guimarães
  • Marília Rodrigues Moreira
  • Gabriela Cristina Santin
  • Karine Regina Tolesano Loureiro
  • Leonardo Gontijo Matos

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2130

Keywords:

anomalia dentária; anquilose dental; dente decíduo

Abstract

Objetivo: Descrever as principais características e consequências da anquilose dentária em crianças pequenas, visto que é uma anomalia caracterizada pela fusão anatômica entre o dente e o osso alveolar que pode comprometer o crescimento e desenvolvimento ósseo.

Fontes de dados: A pesquisa foi realizada no banco de dados MedLine e Pubmed sobre anquilose em dentes decíduos, usando os seguintes termos: "anquilose em dentes decíduos" e "anquilose em dentes primários".

Síntese dos dados: Foram obtidos 48 e 68 artigos, respectivamente, sendo os repetidos excluídos. Os critérios de inclusão foram estudos de língua inglesa, publicados no período de 2006 a 2016, que tratavam da dentição decídua. Os critérios de exclusão foram casos clínicos e estudos sobre a abordagem ortodôntica da anquilose. Após a análise dos critérios, foram selecionados um total de dezesseis artigos. Para complementar o trabalho, foram incluídos livros de referência sobre odontologia pediátrica e artigos clássicos sobre o assunto.

Conclusões: O conhecimento sobre anquilose dentária em dentes decíduos possibilita a interação entre pediatras e odontopediatras para o diagnóstico precoce, acompanhamento periódico e adequada abordagem de seus pacientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Késsia Suênia Fidelis de Mesquita Guimarães

Professora Doutora do Curso de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Marília Rodrigues Moreira

Professora Doutora de Odontopediatria da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Gabriela Cristina Santin

Professora Doutora de Odontopediatria do Centro Universitário de Ingá, Maringá, PR, Brasil.

Karine Regina Tolesano Loureiro

Doutoranda em Clínica Integrada, Universidade Federal de Unerlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Leonardo Gontijo Matos

Doutor em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Published

12-06-2018

How to Cite

de Mesquita Guimarães, K. S. F., Moreira, M. R., Santin, G. C., Loureiro, K. R. T., & Matos, L. G. (2018). ESCLARECENDO A ANQUILOSE DENTÁRIA EM DENTES DECÍDUOS. Revista Uningá, 55(2), 117–128. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2130

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)