TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO

  • LUAN RAMOS DA SILVA Universidade Estadual de Campinas
  • DANIELLE MARQUES VILELA Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O chá, bebida elaborada a partir das folhas de plantas de Camelia sinensis, é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo fonte de diversos compostos químicos de interesse medicinal, além de possuir sabor e aroma agradável ao paladar humano. Esta bebida teve origem no ano de 2738 a.C., na China, sendo este país o maior produtor e consumidor de chá. As plantas de C. sinensis possuem boa capacidade de adaptação em locais com variação climática e a composição de suas folhas é diferente em função do manejo. Dentre os diversos tipos de chá, o chá preto e oolong são obtidos por fermentação, que consiste basicamente em um processo de oxidação enzimática sem participação de micro-organismos. Durante seu processamento ocorre a oxidação e a polimerização, causando alterações nas folhas para garantir um produto final com sabor, aroma e composição adequada para o consumo humano.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.
Publicado
2019-06-20
Como Citar
DA SILVA, LUAN RAMOS; VILELA, DANIELLE MARQUES. TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 39-50, jun. 2019. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2505>. Acesso em: 08 dez. 2019.
Seção
1º Seção: Meio Ambiente e Agrárias