CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS, SIMILARES E DE REFERÊNCIA POR PACIENTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MONTES CLAROS-MG

  • Jessica Lorrane Soares Xavier Faculdade de Saúde Ibituruna
  • Maira Morena Vasconcelos Mendes Faculdade de Saúde Ibituruna
  • Thiago Alves Xavier dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Kellen Antunes Borges Faculdade de Saúde Ibituruna

Resumo

Os medicamentos desempenham um papel fundamental na proteção e recuperação da saúde das pessoas, além de auxiliarem na manutenção e na melhoria da qualidade de vida da população em geral. Existem três tipos de medicamentos: referência, genérico e similar. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e a utilização de medicamentos genérico, similar e de referência por pacientes de uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Montes Claros – MG. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo e com a amostra de 45 pessoas, sendo 26 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com a faixa etária de 61 anos acima (42,2%). Os sujeitos desta pesquisa responderam um questionário semiestruturado, que abordou características do entrevistado como idade, sexo, grau de escolaridade, renda familiar e aspectos relacionados com a sua percepção sobre os diferentes tipos de medicamentos e sua utilização. Dos entrevistados, 62,2% fazem uso contínuo de medicamentos, 71,1 % afirmam conhecer mais sobre os medicamentos genéricos, 66,7% utilizam medicamentos genéricos, visto que este tipo de medicamento possuí mais acessibilidade do usuário por apresentarem um menor custo em relação aos de referência e ainda por a maior parte das vezes ser o mais distribuído gratuitamente pelas UBSs e pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Conclui-se um alto grau de utilização dos medicamentos genéricos pelos pacientes, mas estes possuem pouco conhecimento sobre os três tipos de medicamentos presente no mercado.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica de Farmácia na Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros-MG.
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica de Farmácia na Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros - MG.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Farmácia pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI. Cursando Especialização em Farmácia Clinica na Faculade Unidas do Norte de Minas - FUNORTE e cursando Mestrado em Produção Animal na Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros- MG.
##submission.authorWithAffiliation##
Dra. Em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE e Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros - MG.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
XAVIER, Jessica Lorrane Soares et al. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS, SIMILARES E DE REFERÊNCIA POR PACIENTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MONTES CLAROS-MG. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 56, n. 1, p. 197-204, mar. 2019. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2578>. Acesso em: 23 mar. 2019.
Seção
Artigos