ÉTICA E BIOÉTICA EM PESQUISA: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Authors

  • Prissilla Kalyne Bezerra Cardoso Centro de Qualificação Multidisciplinar
  • Adriana Vasconcelos Gomes Centro Universitário Uninovafapi
  • Francisca Cecília Viana Rocha Centro Universitário UNINOVAFAPI.

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2068

Keywords:

Enfermagem, Ética, Bioética, Estudantes

Abstract

Introdução: Em uma esfera global, as pesquisas, frequentemente são incentivadas no contexto acadêmico e durante a graduação há reconstrução e sedimentação de valores, além de construção do conhecimento acerca de aspectos éticos e bioéticos em pesquisa. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior sobre Ética e Bioética na pesquisa em Enfermagem. Método: Estudo de natureza qualitativa, descritiva desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado do Piauí com 12 acadêmicos do Curso de enfermagem no período de março a junho de 2016 por meio da aplicação de uma entrevista estruturada com perguntas abertas. Resultados e discussão: Os acadêmicos apresentam dificuldades em atribuir conceitos e/ou diferenciar princípios bioéticos. A educação ética em pesquisa é mencionada como fator influenciador na percepção/conhecimento de acadêmicos inexperientes no desenvolvimento de pesquisas. A oferta e didática dos professores foram referidas como satisfatórias. Conclusão: Apesar de relatarem, em sua maioria, satisfatoriedade na oferta das disciplinas e didática dos professores, muitos confundem ou não sabem atribuir conceitos ou diferenciar princípios bioéticos construindo ideias limitadas acerca destes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Prissilla Kalyne Bezerra Cardoso, Centro de Qualificação Multidisciplinar

Enfermeira. Plantonista no Hospital Regional de Barras. Pós-graduanda em Terapia Intensiva, Centro de Qualificação Multidisciplinar, Teresina (PI), Brasil.

Francisca Cecília Viana Rocha, Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Enfermeira. Doutoranda em Engenharia Biomédica, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Enfermeira do Hospital Getúlio Vargas, Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina (PI), Brasil.

Published

17-12-2018

How to Cite

Cardoso, P. K. B., Gomes, A. V., & Rocha, F. C. V. (2018). ÉTICA E BIOÉTICA EM PESQUISA: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM. Revista Uningá, 55(4), 209–219. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ2068

Issue

Section

Health Sciences