AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

  • Deborah Breda da Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Bianca Coletti Schauren Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Resumo

A infância é a fase da vida em que o indivíduo define seu comportamento alimentar. Hábitos de vida saudáveis e alimentação saudável são fatores determinantes para a saúde do ser humano. A escola, através de seu potencial educativo, é o espaço ideal para ações de educação nutricional e saúde. A alimentação ofertada pelas instituições de ensino tem como objetivo oferecer refeições nutricionalmente adequadas. A avaliação do desperdício de alimentos é um fator de identificação da qualidade e aceitabilidade das refeições servidas, desta forma, quando os índices de desperdícios são elevados são considerados indicativos de erros no processo de produção e distribuição de alimentos.  A importância da correção deste problema deve-se ao desenvolvimento sustentável, que se baseia em suprir as necessidades da população sem prejudicar as gerações futuras. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o desperdício de alimentos em uma instituição de ensino a fim de averiguar possíveis causas e formas de controle do desperdício de alimentos. Foram pesados os alimentos rejeitados no almoço, pelos estudantes, no período de um mês. A partir da análise de dados identificou-se como possíveis causas de desperdício falhas no planejamento, produção e porcionamento das refeições e qualidade sensorial das mesmas. A porcentagem de desperdício encontrada é superior à recomendada (2 a 5%) (VOZ, 2006), indicando falhas na produção de alimentos. Com base nestas causas foram realizadas ações de correção do problema, tais como adequação do planejamento, do cardápio e do porcionamento das refeições, bem como ações educativas com os servidores, professores e alunos.

Publicado
2018-06-12
Como Citar
BREDA DA SILVA, Deborah; SCHAUREN, Bianca Coletti. AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 55, n. 2, p. 47-58, jun. 2018. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2059>. Acesso em: 20 out. 2018.
Seção
Artigos