AVALIAÇÃO DOS INDICES DE INFECÇÃO RELACIONADOS AO CATETER DUPLO LÚMEN PARA HEMODIALISE ANTES E APÓS ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO

  • ENILDA COSTA DIAS
  • NABILIA ABREU DA SILVA
  • SAYONNARA FERREIRA MAIA
  • FERNANDA FERREIRA DE MORAIS
  • RAIANA SOARES DE SOUSA SILVA
  • LEILIANE SOUSA OLIVEIRA

Resumo

Objetivou-se comparar os índices de infecçãorelacionados a CDL em pacientes em hemodiálise, antes eapós a implantação de um trabalho instrutivo deautocuidado. Trata-se de pesquisa de campo, documental,quantitativa comparativa e transversal. Realizado emuma clinica de hemodiálise, com 22 pacientes em uso deCDL. Em agosto de 2016, foi a etapa 1, na qual orientouseo paciente quanto aos cuidados com o cateter, comauxilio de um folder instrutivo, e aplicava-se umformulário que investigava informações do perfil dopaciente. A etapa 2 ocorreu em outubro, aplicou-se umformulário nos relatórios da Comissão de Controle deInfecção Hospitalar do serviço, para investigar os índicesde infecção nos meses de julho, agosto e setembro. Foiutilizada planilha Excel 2013 para Windows, paradigitação dos dados. A maioria dos pacientes em uso docateter possuíam mais de 50 anos, eram de baixa renda,baixa escolaridade, e usavam o cateter há menos de doismeses. A prevalência de infecção mostrou queda noperíodo, de 36,8% em julho, e 15% em setembro. Infereseque o estimulo ao autocuidado com o cateter duplolúmen minimiza os índices de infecções, evita a morbidadee mortalidade, diminui os custos em saúde e melhora aqualidade de vida dos pacientes.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
DIAS, ENILDA COSTA et al. AVALIAÇÃO DOS INDICES DE INFECÇÃO RELACIONADOS AO CATETER DUPLO LÚMEN PARA HEMODIALISE ANTES E APÓS ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 53, n. 2, set. 2017. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1443>. Acesso em: 30 nov. 2021.
Seção
Artigos