A gestão em saúde após a política nacional de humanização no Sistema Único de Saúde – SUS
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1158Abstract
Este estudo é resultado de revisão de literatura a partir do ano
2004 após a Política Nacional de Humanização, com o objetivo de
conhecer as mudanças ocorridas na forma de gestão no Sistema Único de
Saúde, que foi instituído visando prioritariamente a atenção integral a
saúde e a participação comunitária na gestão e no controle social. O
atendimento era focado nas doenças e não havia valorização do paciente,
dificultando o atendimento efetivo criado a partir do SUS que incluiu
determinantes sociais no processo saúde e doença. Houve a necessidade
de mudar a forma de gerir e de atender os sujeitos a partir de acolhimento
por profissionais habilitados e pela escuta qualificada. A Humanização
trouxe uma nova cultura de atendimento, colocando o sujeito como alvo
das ações e não mais a doença, construindo coletivamente um SUS
melhor a todos.
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