Revista UNINGÁ (RU) / UNINGÁ Journal (UJ) é gerenciada por meio da plataforma do Open Journal System (OJS / PKP). Está indexada às bases de dados / diretórios: EBSCO host – Fonte Acadêmica, Latindex, Diadorim, Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Capes. Apresenta estratificação B4 pelo sistema Qualis Periódicos (2013 – 2016) e índice h5 Google acadêmico – 8 (2021).

A UJ, desde janeiro de 2020, adotou a modalidade de publicação bilíngue (português e inglês) e, em janeiro de 2021, a publicação contínua. Desta forma, os trabalhos deverão ser escritos em língua portuguesa – com qualidade vernacular adequada e após o processo de revisão/aprovação, os autores deverão enviar a versão em inglês do artigo, realizada por um dos profissionais de tradução indicados pela Editora UNINGÁ.

A UJ segue a política de privacidade que ocorre do momento da submissão até a publicação dos trabalhos. As submissões devem ser realizadas apenas com textos originais que não estejam submetidos simultaneamente a outros periódicos ou que infringem o direito de terceiros. O conteúdo do texto é de total responsabilidade de seus autores. Uma vez submetido o texto, o autor estará concordando com todas as políticas e diretrizes da UJ.

 

FOCO E ESCOPO

A UJ destina-se à publicação de artigos originais, revisões de literatura e relatos de casos de caráter multidisciplinar. Tem por missão a difusão e o desenvolvimento da ciência nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde e Ciência Biológicas I, II e III.

 

POLÍTICA E DIRETRIZES

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, por meio da plataforma do Open Journal System, disponibilizada no portal da UNINGÁ, mediante cadastro do autor.

Uma vez cadastrado, o(s) autor(es) pode(m) realizar o acesso e submeter o texto à apreciação do Conselho Editorial visando à publicação. Apenas um texto por vez deve ser submetido para publicação. O processo editorial pode ser acompanhado mediante acesso ao sistema apenas pelo autor. Todo o processo editorial é sigiloso.

O trabalho submetido para publicação na UJ deve apresentar as seguintes configurações: 

  • Ser original e inédito.
  • Ter no máximo 8 autores.
  • Ser redigido em língua portuguesa, contendo no mínimo 8 e no máximo 20 páginas.
  • Incluir o título em português e em inglês.
  • Incluir um resumo e um abstract (de 150 a 250 palavras cada), antes do início do texto.
  • Após os resumos, incluir linearmente entre três e cinco palavras-chave em português e keyword em inglês.
  • O texto deverá ser apresentado em folha A4, editado em formato .doc (Word), com espaçamento 1,0, com margem direita, esquerda, acima e abaixo de 3 cm, fonte Arial 12. Não incluir notas no texto. 
  • Apresentar as citações e referências no padrão ABNT.
  • A identificação dos autores deve ser enviada em outro anexo e conter: título do trabalho, nome completo, titulação, instituição de vinculo, e-mail, número do telefone para contato e  endereço completo do autor de correspondência. (Para mais informações acesse Normas da Revista UNINGÁ Review).

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL / CONFLITO DE INTERESSE

Uma declaração deve ser obrigatoriamente anexada, assinada pelo autor correspondente em nome de todos os co-autores no momento da submissão, em área designada no sistema online “Declaração Direito Autoral / Conflito Interesse”.

Deve constar na declaração:

  • Que os dados contidos no manuscrito são inéditos e autênticos, portanto, sem fraudes e/ou derivações de plágio;
  • Que o manuscrito não foi submetido para publicação em nenhum outro veículo impresso ou eletrônico (exceto aqueles publicados como preprints);
  • Que o conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos autores nominados, os quais assumem terem contribuído significativamente para a pesquisa e, se necessário, obrigam-se a fornecer retratações ou correções de erros.
  • Caso haja ou não conflito de interesse, deverão se manifestar, o que será analisado posteriormente pelo Corpo Editorial.
  • Caso manuscrito seja derivado de tese ou dissertação.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pela UJ é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

UJ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. 

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO

Os manuscritos submetidos na UJ adotam a implementação total do sistema Open Access, em que os autores contribuem com parte dos custos da publicação de seus artigos.

Cabe ressaltar que a cobrança só é realizada após a aprovação para publicação, de forma a deixar claro que esta iniciativa não tem nenhuma relação com a avaliação das submissões, que seguirá seu procedimento normal. Ou seja, nada será cobrado pela submissão do artigo.

O valor da taxa de publicação é de R$ 50,00 por artigo aprovado (2021). O pagamento deverá ser realizado através de transferência bancária (informações serão enviadas no momento da aprovação do estudo).

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES 

Os manuscritos são recebidos e passam pela primeira fase de avaliação (Desk Review). Nessa etapa observa-se: enquadramento no escopo e mérito para publicação do manuscrito, adequação às normas redatoriais da UJ e atendimento as políticas da revista e avaliação de similaridade. O trabalho que não atender os critérios acima mencionados será rejeitado sem revisão pelos pares.

Os manuscritos aprovados na primeira fase serão avaliados às cegas por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica.

Após as devidas correções e adequações, o manuscrito será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial. 

  

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

UJ compromete-se em todas as etapas do processo editorial, garantir a integridade da pesquisa e casos suspeitos de má conduta serão investigados. Da mesma forma, retratações, esclarecimentos ou correções serão publicados, caso seja necessário.

Frente a qualquer observação de má conduta, o processo editorial do manuscrito será paralisado e todos os envolvidos informados. Constatando-se ausência de má conduta o processo editorial é retomado. Caso contrário, algumas ações poderão ser executadas. Para os autores: o arquivamento do manuscrito e a não aceitação de nova submissão por parte dos envolvidos; Para revisores: a remoção da equipe editorial do periódico; Para o editor: o afastamento de suas funções.

 

ÉTICA EM PUBLICAÇÕES

UJ segue os princípios e padrões recomendados pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações) para integridade e ética em publicações científicas, de acordo com 
https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf. 

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), no processo de Desk Review a equipe editorial faz uso do software Similar Check da Crossref para detectar similaridade com outros artigos já publicados. 

O manuscrito submetido que envolver seres humanos, direta ou indiretamente, deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme definido na Resolução 466/2012. Incluem-se manuscritos cujo projeto utilize dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas, epidemiológicas, assim como, aqueles que envolvam apenas revisão de prontuários.

O manuscrito submetido que envolver manipulação de animais deverá apresentar a aprovação do Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUA).

Documento comprovatório deverá ser anexado no momento da submissão, em área designada no sistema online “Aspectos Éticos”.

 

PROMOVENDO SEU ARTIGO

Os autores podem contribuir com a divulgação do seu artigo e garantir que ele tenha maior visibilidade e citações.

UJ utiliza as mídias sociais para promover os artigos. Para isso, após a aprovação do manuscrito, os autores são convidados a disponibilizar o nome de suas contas em diferentes mídias.

No ato da publicação do artigo (realizado no site da UJ - OJS), a divulgação é realizada nas mídias da Editora Uningá – Facebook, Instagram e Linkedin.

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.