DESMATAMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: O DEBATE NO MEIO CIENTÍFICO E NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

Autores/as

  • Emanuelle Stopa Santos
  • Natália Martins Ruckstadter Neves
  • Raffael Marcos Tófoli

Resumen

O código florestal brasileiro foi implantado visando conci-liar a preservação ambiental e manejo sustentável dos re-cursos naturais com o uso e ocupação do solo pelo homem.Este trabalho teve como objetivo verificar o nível de debatesobre os temas desmatamento e ecologia geral e novo códi-go florestal no ensino fundamental, médio e superior pú-blicos, assim como na comunidade científica. Realizou-se aelaboração de um questionário estruturado, que foi subme-tido aos alunos dos seguimentos supramencionados. Paraverificar o nível de debate científico dos temas propostos,foi realizada uma análise cienciométrica. Os alunos apre-sentaram um alto índice de acertos, sendo que foram de-tectadas diferenças significativas no número de acertos dosalunos de cada nível de ensino,com um incremento conco-mitante ao aumento do grau de escolaridade dos alunos. Asanálises cienciométricas apontaram um maior número depublicações nos últimos anos, o que deve estar associado àintensificação do processo de desmatamento.

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Publicado

2013-09-10

Cómo citar

Stopa Santos, E., Martins Ruckstadter Neves, N., & Tófoli, R. M. (2013). DESMATAMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: O DEBATE NO MEIO CIENTÍFICO E NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. Uningá Review, 15(2), 5. Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/757