TREINAMENTO RESISTIDO NA RETARDAÇÃO DO PROCESSO DE SARCOPENIA EM IDOSOS:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA

Authors

  • Anderson Luiz Queiroz Rodrigues Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)
  • Hytalo Filippe de Oliveira Guimarães Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)
  • Rozangela Conceição Oliveira Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)
  • Gustavo Marques Porto Cardoso Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA) http://orcid.org/0000-0002-0125-6492

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ774

Abstract

Utilizar o treino de resistência com cargas adequadas possibilita benefícios aos indivíduos que necessitam melhorar suas capacidades funcionais, em especial pessoas idosas com diminuição da massa muscular, ou seja, acometidos da enfermidade: sarcopenia. Este estudo tem como objetivo comparar e discutir, a partir de estudos científicos publicados, a temática do treinamento resistido, como fator na retardação do processo de sarcopenia em idosos, levando em consideração a grande repercussão no campo da saúde e da educação física. Pautou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, o balizamento teórico fundamentou-se em pesquisa bibliográfica, com análise de dados com base em revisão de literatura. Como resultado encontrou-se que o treinamento resistido é o mais indicado e também mais aceito pelos idosos, na perspectiva de recuperação e retardação da enfermidade, devolvendo a força muscular aos idosos; sobre os métodos utilizados como embasamento para avaliação de idosos, estes devem ser aferidos constantemente, para que não sejam aplicados de forma errônea, não continuar como parâmetro final de avaliação apenas um tipo de protocolo. Portanto, a prevenção através de tratamento com treinamento resistido ao longo da vida de idosos, pode ser de extrema relevância para a manutenção da qualidade de vida, autonomia e bem-estar, por mais tempo, do que no caso do tratamento após a identificação do mal; protocolos usados e aplicados com variadas técnicas, trazem respostas positivas, tanto físicas como psicológicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson Luiz Queiroz Rodrigues, Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Bacharel em educação Física pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA).

Hytalo Filippe de Oliveira Guimarães, Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Bacharel em educação Física pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Rozangela Conceição Oliveira, Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Licenciatura Plena em Educação Física (UFS). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Pedro Valdivia (UPV/Chile). Docente da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA).

Gustavo Marques Porto Cardoso, Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Licenciatura Plena em Educação Física (UESB). Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Docente da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN/BA)

Published

13-06-2018

How to Cite

Rodrigues, A. L. Q., Guimarães, H. F. de O., Oliveira, R. C., & Cardoso, G. M. P. (2018). TREINAMENTO RESISTIDO NA RETARDAÇÃO DO PROCESSO DE SARCOPENIA EM IDOSOS:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA. Revista Uningá, 55(2), 101–116. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ774

Issue

Section

Health Sciences