SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA ÁREA DE ONCOLOGIA

Authors

  • Amanda Favero Uningá

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ47

Keywords:

Sofrimento Psíquico, Psicodinâmica do trabalho, oncologia.

Abstract

Este artigo é derivado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo refletir sobre o sofrimento psíquico dos profissionais que trabalham no setor de oncologia. Trata-se de um estudo de cunho teórico dividido em dois momentos distintos, mas complementares. O primeiro momento de alguns apontamentos teóricos sobre a psicodinâmica do trabalho, o segundo de coleta de frações de estudos empíricos realizados com profissionais de saúde que trabalham na oncologia. Para essa coleta de dados, foram utilizados artigos, dissertação e tese. O recorte realizado neste estudo privilegiou os seguintes assuntos: trabalho prescrito e real, reconhecimento no trabalho e estratégias defensivas. Os dados evidenciaram que há discrepâncias entre o trabalho prescrito e o real que os profissionais de saúde do setor de oncologia vivenciam no cotidiano laboral, situações como: escassez de pessoas no quadro funcional, falta de valorização no trabalho, principalmente, por parte dos gestores, morte e luto no ambiente hospitalar, entre outras.

Os resultados poderão abrir outros espaços de discussões sobre a vivência subjetiva do trabalhador no setor de oncologia, podendo contribuir para um revisitar da organização do trabalho na tentativa de minimizar o sofrimento psíquico no e pelo trabalho, de modo a gerar benefícios tanto para o profissional quanto para a organização.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

06-03-2018

How to Cite

Favero, A. (2018). SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA ÁREA DE ONCOLOGIA. Revista Uningá, 55(1), 134–145. https://doi.org/10.46311/2318-0579.55.eUJ47

Issue

Section

Health Sciences