Competência percebida dos professores de educação física: perspectivas para a formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.9.eUJ469Abstract
O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a competência percebida
dos professores de educação física. Além disso, buscou-se comparar a
competência percebida entre os professores que realizaram a formação
inicial em Educação Física em momentos distintos em uma Instituição de
Ensino Superior (IES) do Paraná, sendo a primeira uma formação mais
antiga baseada na Resolução 69/CFE/69 e a segunda mais recente baseada
na Resolução 03/CFE/87. Participaram da investigação 63 professores de
educação física do ensino fundamental, sendo 46 professores de escolas
estaduais e 17 professores de escolas particulares. Destes, 35 professores
possuíam formação inicial mais antiga e 14 professores possuíam uma
formação inicial mais recente. Para a avaliação da percepção de
competência profissional utilizou-se como instrumento a Escala de
Competência Profissional Percebida em Educação Física. Na análise dos
dados foram empregados os recursos da estatística não-paramétrica
(análise de variância de Kruskall-Wallis e prova U de Mann-Whitney)
contidos no programa SPSS. Os resultados apontaram que não houve
diferenças significativas em relação à competência percebida entre os
professores das escolas estaduais e particulares e também entre aqueles
que haviam realizado a sua formação inicial em currículos diferenciados.
Observou-se ainda que os professores se percebem mais competentes no
domínio das habilidades profissionais do que no domínio de conhecimentos
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