Percepção dos discentes acerca das teorias de enfermagem em um curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.8.eUJ452Abstract
O presente trabalho é um estudo descritivo sobre o ensino das teorias de
enfermagem no 1º ano de um curso de graduação, tendo como objetivo
identificar a percepção dos discentes acerca das teorias de enfermagem,
verificar as dificuldades encontradas pelos discentes no estudo das teorias
e identificar a importância atribuída pelos mesmos às teorias de
enfermagem. Os dados coletados mostraram que 56,37% dos alunos
entendem que a teoria de enfermagem está relacionada à ajuda na prática,
48% consideram a teoria importante para orientar os profissionais a
colocarem em prática os conhecimentos teórico-científicos, 51,44%
consideram as teorias muito complexas, 33,75% referem que as teorias de
enfermagem servem de base para pesquisas e 33,33% citam a teoria de
Wanda A. Horta como a mais fácil para ser utilizada na prática. Esses
dados demonstraram a necessidade de se implementar a teoria na prática,
para que o aluno possa estabelecer a ligação da teoria com a prática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.