VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RS, BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2769Abstract
Diferentes demandas surgem decorrentes das modificações da sociedade, da ciência e tecnologia que impactam diretamente no ser humano, com isso, os profissionais de saúde tem como alvo promover principalmente na Atenção Primária em Saúde (APS), no qual é denominada a porta de entrada para o sistema de saúde no país, o desenvolvimento de orientações e práticas em prol da saúde coletiva. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi descrever a atuação de acadêmicos do décimo semestre de uma Instituição de Ensino Superior (IES), em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Pelotas, RS, Brasil. Esta pesquisa é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir das vivências de acadêmicos do curso de fisioterapia de uma instituição. Evidenciou-se que a atuação fisioterapêutica na APS contribui para a qualidade de vida dos indivíduos da comunidade, por consequência impacta na saúde pública. O olhar perante a fisioterapia na Atenção Primária em Saúde possibilitou evidenciar que mesmo com a necessidade de recursos, esse ambiente requer de seus agentes a conjuntura de criatividade e habilidades de transmitir conhecimentos e ouvir os indivíduos da comunidade local de forma humanizada e empática. Desse modo, espera-se que esta pesquisa seja meio de fomento para que a fisioterapia no município se torne disponível para toda população, inserida em todas as atenções em saúde, mas principalmente na APS, contribuindo para com o cuidado da mesma.
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