A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2127Keywords:
Jogos lúdicos. Parasitologia. Educação em saúde. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.Abstract
A educação em saúde é uma excelente metodologia para propor uma melhoria na vida das pessoas. Através das ferramentas pedagógicas, como os jogos lúdicos é possível romper com o ensino tradicional e levar um diferencial para o ambiente escolar, em especial para populações mais carentes, além de promover situações de aprendizagem por meio da brincadeira. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição dos jogos lúdicos no ensino da parasitologia, como forma de auxiliar os docentes na inserção de ferramentas educativas no processo de aprendizagem dessa temática em Ciências e Biologia. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica por periódicos no Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e livros no período entre 2000 a 2015. As palavras-chaves utilizadas foram: jogos lúdicos, parasitoses, doenças parasitárias, ensino de Ciências, ensino de Biologia. Foi abordado 08 jogos lúdicos sobre a importância dos conteúdos das parasitoses, visto que, crianças e jovens são alvos preferenciais das doenças parasitárias, a inserção dos jogos lúdicos com algumas propostas de fácil execução e manuseio, detalhando suas regras e objetivos para a aquisição do conhecimento. Os jogos quando trabalhados nas aulas de Ciências e Biologia servem de auxilio para os professores como forma de despertar o interesse, o olhar crítico, a curiosidade e a participação dos alunos, devido a sua ludicidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.