REFLEXÕES SOBRE AS AGRESSÕES CAUSADAS AO PSICOLÓGICO MATERNO PELA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Fabiana Laranjeira da Silva IFPE
  • Ana Lívia Siqueira Souza IFPE
  • Cláudia Daniele Barros Leite UNICAP/IFPE

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2060

Keywords:

Assistência de enfermagem, cuidado, psicologia, violência obstétrica

Abstract

Introdução: O termo Violência Obstétrica (VO) surgiu para evidenciar ações exercidas pelos profissionais de saúde para com as mulheres, infringindo o direito da mesma e do seu bebê, podendo ocorrer em qualquer fase do ciclo gravídico-puerperal, deixando muitas sequelas de caráter psicológico e/ou físico. A VO iniciou a partir do momento em que o parto deixou de ser como antigamente, onde era caracterizado pelo seu processo fisiológico, domiciliar e exclusivamente da mulher; perdendo a sua essência e passando a ser no ambiente hospitalar, de forma mecânico e voltado para o médico, a figura masculina. Objetivo: Identificar o reflexo das agressões ao psicológico materno, causados pela VO, e demonstrar a atuação da enfermagem para diminuir e combater as mesmas, no processo fisiológico do ciclo gravídico-puerperal. Método: Foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa entre os meses de março e abril de 2017. Resultados: A gestação proporciona uma maior vulnerabilidade a mulher e somado às VO aumenta ainda mais as chances da mesma desenvolver algum tipo de trauma decorrente a esses atos, como risco para depressão e a depressão, psicose pós-parto, receio das práticas sexuais, medo, e tristeza. Conclusão: É primordial que os profissionais conheçam e coloquem em prática os objetivos da Política Nacional de Humanização do Parto e do Nascimento (PNHPN) para que as mulheres tenham a garantia de um atendimento de qualidade e que valorizem o seu protagonismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Laranjeira da Silva, IFPE

Acadêmica do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Pesqueira.

Ana Lívia Siqueira Souza, IFPE

Acadêmica do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Pesqueira.

Cláudia Daniele Barros Leite, UNICAP/IFPE

Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco (UPE), Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira – Departamento de Bacharelado em Enfermagem.

Published

02-03-2019

How to Cite

da Silva, F. L., Souza, A. L. S., & Barros Leite, C. D. (2019). REFLEXÕES SOBRE AS AGRESSÕES CAUSADAS AO PSICOLÓGICO MATERNO PELA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Uningá, 56(S1), 159–171. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2060