HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA

Authors

  • Márcia Fernanda Gutierres Centro Universitário Uningá
  • Carla Fernanda Barbosa Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ177

Keywords:

habilidades sociais, habilidades sociais em crianças; treinamento de habilidades sociais

Abstract

As habilidades sociais não são inatas, elas são comportamentos aprendidos que são culturalmente aceitáveis de acordo com suas normas e valores. Atualmente as Habilidades Sociais são reconhecidas como fator de proteção para o desenvolvimento humano, pois aumentam a capacidade de lidar com situações adversas e estressantes. Em razão disso, intervenções com a finalidade de promover e desenvolver habilidades sociais têm sido desenvolvidas como meio de promoção da saúde mental. Este artigo, expõe os métodos utilizados para o desenvolvimento de habilidades sociais na infância e sua importância, através da análise de artigos publicados dos anos de 2005 a 2016 que retratavam intervenções realizadas com crianças de quatro a doze anos de idade. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica sistematizada tratando-se de uma atualização sobre a temática. Observou-se a prevalência de sessões de intervenção em grupo sem distinção entre os sexos, de frequência semanal com duração variável não menor que cinquenta minutos por sessão. Os métodos utilizados envolvem técnicas de modelação, role-playing, feedback, reforçamento, reflexões e jogos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

02-03-2019

How to Cite

Gutierres, M. F., & Monteiro, C. F. B. (2019). HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA. Revista Uningá, 56(S1), 118–129. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ177