IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DOS FATORES DE RISCO PARA LESÕES POR PRESSÃO: PERCEPÇÃO DA EFETIVIDADE PELOS ENFERMEIROS

  • Adriana Anastácia dos Santos Dias Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Sheila Nara Ferreira Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Lilian Machado Torres Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Resumo

A prevenção de lesões por pressão é relevante para o cuidado holístico em saúde. A pronta identificação de fatores de risco que levam às lesões e o registro das observações, permite aos profissionais, em especial, aos enfermeiros, a adoção imediata de medidas preventivas. O objetivo do estudo foi analisar a compreensão do enfermeiro sobre a efetividade da identificação precoce dos fatores de risco de Lesão por Pressão por meio de instrumentos disponíveis. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em uma instituição hospitalar de grande porte na cidade de Belo Horizonte, MG, a partir de entrevistas guiadas por um roteiro. Participaram 13 enfermeiros que verbalizaram sobre seu cotidiano na prevenção de lesões. Do processo de análise do conteúdo expresso emergiram as seguintes categorias: Identificando e avaliando fatores de risco para as lesões; outras ferramentas utilizadas pela equipe de enfermagem; e O olhar mais amplo para além das dificuldades na prevenção de lesões por pressão. Conclui-se ser urgente tornar mais claro, desde a formação dos profissionais, o papel fundamental da prevenção de lesões a partir do conhecimento e identificação dos fatores de risco. É preciso aproximar o saber das ações necessárias para a qualificar o cuidado.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Pós-graduanda em Urgência e Emergência, ênfase em Cardiologia, pelo IEP - Santa Casa de Belo Horizonte. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Assistência de Enfermagem de média e alta complexidade - Estomaterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira. Pedagoga. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Administração Hospitalar pelas Organizações São Camilo. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC Minas. Especialista em Epidemiologia do Controle de Infecção Hospitalar pela PUC Minas.
Publicado
2020-03-31
Como Citar
DIAS, Adriana Anastácia dos Santos; FERREIRA, Sheila Nara; TORRES, Lilian Machado. IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DOS FATORES DE RISCO PARA LESÕES POR PRESSÃO: PERCEPÇÃO DA EFETIVIDADE PELOS ENFERMEIROS. REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 57, n. 1, p. 24-38, mar. 2020. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3208>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
Artigos