A APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUES DO SETOR DE ALMOXARIFADO DE TECIDOS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO

  • MARCO ANTONIO XAVIER DE LIMA uninga
  • CRISLAINE RODRIGUES GALAN
  • ANA CAROLINA BRITTO CASTILHO
  • EDUARDO ALVES DE OLIVEIRA

Resumo

O presente trabalho trata da aplicação do programa de qualidade 5S como melhoria do sistema de gestão de estoques em uma indústria de confecção do Noroeste do Paraná. A manutenção de estoques envolve um custo significativo, por esta razão é necessária uma boa administração para que não ocorram faltas capazes de paralisar o processo produtivo, nem excedente que elevem seu custo. Sendo assim, faz-se necessário o planejamento e o controle dos itens armazenados em estoque pela empresa, para conciliar a demanda e o fornecimento de materiais, proporcionando uma produção constante, livre de interrupções. No caso da indústria de confecção, seu estoque necessita de um gerenciamento cuidadoso, pois a cada quatro meses, ocorrem as trocas das matérias-primas para as novas coleções que acompanham as tendências da moda para cada estação. Desta forma, este trabalho busca melhorar o sistema de gestão de estoque, com auxílio da implantação do programa 5S, tratando dos aspectos que limitam os processos dentro do estoque. Com a implantação desse programa, foi possível alcançar os resultados esperados, como a racionalização de tempo, a otimização de espaço, a organização e confiabilidade do estoque, a limpeza do ambiente de trabalho e a autodisciplina dos funcionários, tornando a empresa em um local agradável, saudável e melhor para se trabalhar.

Publicado
2018-07-27
Como Citar
LIMA, MARCO ANTONIO XAVIER DE et al. A APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUES DO SETOR DE ALMOXARIFADO DE TECIDOS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 33, n. 2, p. 105 - 120, jul. 2018. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/990>. Acesso em: 20 out. 2018.