PRESENÇA DE CONTAMINANTES INORGÂNICOS EM PESCADO DE CULTIVO E CAPTURA

  • Sinara Andressa Troian Faculdade Fátima
  • Franciele Maria Gottardo Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves
  • Márcia Keller Alves Faculdade Fátima

Abstract

A pesca extrativa e a criação de peixes representam importantes setores da produção alimentícia. A demanda mundial por esses produtos teve aumento significativo nas últimas décadas, fato que se deve ao crescimento populacional, aumento de renda e de urbanização. Para garantir um produto seguro à população, foi desenvolvido o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), que realiza análises de riscos em pescados de cultivo e captura, visando à garantia de qualidade por meio da produção de alimentos ao longo de sua cadeia produtiva. Desse modo, a presente análise documental teve por objetivo verificar, nos relatórios de 2010 a 2016 do PNCRC, a presença de contaminantes inorgânicos em pescados de cultivo e captura. Foram retirados dos relatórios o número de amostras em situação insatisfatória quanto à presença desses contaminantes. Verificou-se, com este estudo, que apenas os pescados de captura apresentaram números amostrais contaminados com mercúrio, arsênio, chumbo e cádmio, que variaram entre 8,61% e 25,95%. Esses peixes contaminados com compostos inorgânicos não poderiam ser encaminhados para o consumo humano. Por este motivo, o PNCRC é uma ferramenta importante para gerenciar os riscos de contaminações, promovendo a segurança química dos alimentos de origem animal produzidos no Brasil.

Author Biographies

Sinara Andressa Troian, Faculdade Fátima
Nutricionista, pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Controle Higienicossanitário na Produção de Alimentos da Faculdade Fátima, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
Franciele Maria Gottardo, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves
Nutricionista, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – Curso de Graduação em Nutrição – Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.
Márcia Keller Alves, Faculdade Fátima
Nutricionista, mestre em Biologia Celular e Molecular, docente do Curso de Nutrição e coordenadora do Curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade e Controle Higienicossanitário na Produção de Alimentos da Faculdade Fátima, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
Published
2021-11-20
How to Cite
TROIAN, Sinara Andressa; GOTTARDO, Franciele Maria; ALVES, Márcia Keller. PRESENÇA DE CONTAMINANTES INORGÂNICOS EM PESCADO DE CULTIVO E CAPTURA. Revista Uningá Review, [S.l.], v. 36, p. eURJ3747, nov. 2021. ISSN 2178-2571. Available at: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/3747>. Date accessed: 18 may 2022.
Section
1º Seção: Meio Ambiente e Agrárias