INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR PARA APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

  • Priscila Rosseto Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O mundo atual é marcado pelos avanços tecnológicos. As tecnologias de informação e comunicação conquistaram um espaço importante na vida das pessoas. Há disponibilidade de uma imensa variedade de equipamentos eletrônicos e ambientes onde se pode ter acesso à internet. Hoje, temos recursos inovadores seja nas práticas sociais, educacionais e no relacionamento com a sociedade, visto que, as tecnologias são uma evolução das formas de comunicação e informação que estão cada vez mais rápidas e acessíveis. Por isso, denota-se a importâcia da utilização de tecnologias acopladas as instituições de ensino no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto no processo educacional. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa de literatura abrangendo as formas que os recursos tecnológicos podem atuar como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem para a disciplina de biologia. Este estudo foi realizado através de consultas em artigos científicos, através de busca realizada em plataformas digitais com enfoque nas tecnologias disponíveis atualmente e como o ensino de biologia pode ser aprimorado utilizando essas tecnologias nas metodologias do cotidiano. De acordo com as pesquisas realizadas pode-se concluir que as novas tecnologias tendem a enriquecer e melhorar as metodologias de ensino, bem como facilitar o aprendizado, principalmente no ensino de biologia, porém muitos aspectos relacionados a estas tecnologias ainda precisam ser aprimorados para chegar a um resultado satisfatório.
Publicado
2019-12-30
Como Citar
ROSSETO, Priscila. INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR PARA APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 34, n. 4, p. 38-49, dez. 2019. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2948>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
3º Seção: Ciências Sociais e Humanas