A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE NO FUTEBOL” A RESPEITO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

  • Otávio Nogueira Balzano Doutorando em Educação na Universidade La Salle
  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Gilberto Ferreira da Silva Doutor em Educação na Universidade La Salle
  • Leandro Veras Castelo Branco Graduado em Educação Física

Abstract

Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área. No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino, ocasionando uma falta de contextualização com a realidade e, consequentemente, afetando o desenvolvimento integral do profissional. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do projeto de extensão referido. Os dados foram colhidos através de um questionário aberto, aplicado com os bolsistas, e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. Os resultados mostraram que ainda existe uma separação entre teoria e prática na formação dos estudantes, tendo em vista que, em suas respostas, é explicitado esse distanciamento. Os investigados compreendem a importância da extensão universitária para sua formação e, também, como contribuinte para conhecimento da realidade profissional e aplicação das teorias vistas na universidade. Todos entrevistados pretendem seguir carreira no futebol e futsal, seja em clubes ou escolas. Conclui-se que apesar da existência do afastamento entre teoria e prática, o projeto de extensão auxilia os universitários a minimizarem esta questão problemática.
Published
2021-11-19
How to Cite
BALZANO, Otávio Nogueira et al. A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE NO FUTEBOL” A RESPEITO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. Revista Uningá Review, [S.l.], v. 36, p. eURJ2353, nov. 2021. ISSN 2178-2571. Available at: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353>. Date accessed: 18 may 2022.
Section
3º Seção: Ciências Sociais e Humanas