DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO

UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO

  • LETICIA TONIETE IZEPPE BISCONCIM UNINGÁ - Centro Universitário Ingá
  • WELINGTON JUNIOR JORGE UNINGÁ - Centro Universitário Ingá
  • TAYZA CRISTINA NOGUEIRA ROSSINI UNICESUMAR

Resumo

A sociedade brasileira é constituída por uma grande miscigenação cultural. Durante o processo histórico grupos étnicos como índios, portugueses, africanos e já no século XX a chegada massiva de imigrantes (não negros), contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Este artigo tem como objetivo identificar qual a participação da disciplina de Ensino Religioso (ER) das escolas públicas do Paraná e quais contribuições na apresentação de novas culturas religiosas. Pretende-se, a partir das teorias sobre letramento e educação, mostrar a importância de um ensino que não apenas aceite, mas valorize as práticas sociais de uso da linguagem que esses indivíduos plurais trazem para a sala de aula. Diante do reconhecimento desses múltiplos letramentos, pretende-se contribuir para a diminuição da intolerância e extremismo religioso, almejando aplicar o conceito de letramento crítico, no qual os significados sejam co-construídos e compartilhados entre professor e aluno.

Publicado
2018-07-27
Como Citar
BISCONCIM, LETICIA TONIETE IZEPPE; JORGE, WELINGTON JUNIOR; ROSSINI, TAYZA CRISTINA NOGUEIRA. DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 33, n. 2, p. 45 - 53, jul. 2018. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2307>. Acesso em: 15 dez. 2018.