HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE: UMA PESQUISA DOCUMENTAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Authors

  • JÉSSICA DAVID DIAS
  • CHRIS MAYARA DOS SANTOS TIBES
  • LAISA RUY TURI
  • LUCIANA MARA MONTI FONSECA
  • SILVIA HELENA ZEM-MASCARENHAS

Abstract

Objetivou-se analisar a estrutura dos Projetos Pedagógicos
dos Cursos da área da saúde de uma universidade pública
do interior do estado de São Paulo, Brasil. Visou-se identificar
como os cursos estão propondo e desenvolvendo as
competências relacionadas à humanização e ética, e quais os
métodos de ensino empregados. Trata-se de uma pesquisa
exploratória e descritiva de análise documental, realizada
no ano de 2014. Em todos os Projetos Pedagógicos dos
Cursos analisados há previsão de abordar tais temas durante
o percorrer do curso. Contudo, é preciso desenvolvê-
las verdadeiramente e não somente listá-las dentro de
disciplinas de maneira transversal e direta. Conclui-se que
os cursos analisados estão despendendo esforços para formar
profissionais éticos e humanizados; há iniciativas para
uma formação mais integral, onde o profissional possa
identificar o paciente como um todo. Faz-se necessário
aprofundar e identificar a aplicação dos Projetos Pedagógicos
dos Cursos na prática dos cursos de graduação da área
da saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-02-2016

How to Cite

DIAS, J. D., TIBES, C. M. D. S., TURI, L. R., FONSECA, L. M. M., & ZEM-MASCARENHAS, S. H. (2016). HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE: UMA PESQUISA DOCUMENTAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS. Uningá Review, 25(2). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1764

Most read articles by the same author(s)