O PROGRAMA BPC NA ESCOLA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO

  • MARIA DAS VIRGENS RODRIGUES LOPES
  • PRISCILA REGINA DAIUTO

Resumo

A inclusão escolar é um assunto que sempre esteve presenteem nossa sociedade. Na atualidade é possível perceber queesse assunto envolve grandes debates de estudiosos, bemcom também tem repercutido na mídia, nas escolas e nasuniversidades. Visando esse contexto da inclusão escolar, oobjetivo deste estudo foi realizar um panorama da adesãoao Programa BPC na Escola na regional de Maringá e possibilitaruma reflexão sobre os possíveis motivos pela nãoadesão ao Programa em alguns municípios. Assim, foramdiscutidos alguns pontos, como o histórico da inclusão escolar,a reflexão sobre a educação inclusiva e educação paratodos, e políticas públicas de inclusão escolar, visando levantaralgumas hipóteses sobre a não adesão ao Programa,bem como refletir sobre a inclusão escolar em nosso país e aviabilidade das políticas públicas de inclusão escolar. Paraa realização da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica.Assim foram consultados livros, artigos e documentáriossobre o tema pesquisado. É possível concluir, a partirda pesquisa feita, que há muitas leis, programas e políticaspúblicas existentes em nosso país, porém apenas permanecemno discurso. Então, após vários anos da implementaçãode algumas leis que garantem que a pessoa com deficiênciatenha seu direito de estudar nas escolas regulares, égrande o número de empecilhos encontrados para sua efetivação,do que decorre, consecutivamente, que esse públicopermaneça excluído de toda a sociedade, sendo que muitosainda se encontram segredados e continuam a estudar emescolas especiais, separados dos demais alunos.
Publicado
2015-12-10
Como Citar
LOPES, MARIA DAS VIRGENS RODRIGUES; DAIUTO, PRISCILA REGINA. O PROGRAMA BPC NA ESCOLA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 24, n. 3, dez. 2015. ISSN 2178-2571. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1720>. Acesso em: 19 nov. 2019.