O PROGRAMA BPC NA ESCOLA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO

Authors

  • MARIA DAS VIRGENS RODRIGUES LOPES
  • PRISCILA REGINA DAIUTO

Abstract

A inclusão escolar é um assunto que sempre esteve presente
em nossa sociedade. Na atualidade é possível perceber que
esse assunto envolve grandes debates de estudiosos, bem
com também tem repercutido na mídia, nas escolas e nas
universidades. Visando esse contexto da inclusão escolar, o
objetivo deste estudo foi realizar um panorama da adesão
ao Programa BPC na Escola na regional de Maringá e possibilitar
uma reflexão sobre os possíveis motivos pela não
adesão ao Programa em alguns municípios. Assim, foram
discutidos alguns pontos, como o histórico da inclusão escolar,
a reflexão sobre a educação inclusiva e educação para
todos, e políticas públicas de inclusão escolar, visando levantar
algumas hipóteses sobre a não adesão ao Programa,
bem como refletir sobre a inclusão escolar em nosso país e a
viabilidade das políticas públicas de inclusão escolar. Para
a realização da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica.
Assim foram consultados livros, artigos e documentários
sobre o tema pesquisado. É possível concluir, a partir
da pesquisa feita, que há muitas leis, programas e políticas
públicas existentes em nosso país, porém apenas permanecem
no discurso. Então, após vários anos da implementação
de algumas leis que garantem que a pessoa com deficiência
tenha seu direito de estudar nas escolas regulares, é
grande o número de empecilhos encontrados para sua efetivação,
do que decorre, consecutivamente, que esse público
permaneça excluído de toda a sociedade, sendo que muitos
ainda se encontram segredados e continuam a estudar em
escolas especiais, separados dos demais alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-12-2015

How to Cite

LOPES, M. D. V. R., & DAIUTO, P. R. (2015). O PROGRAMA BPC NA ESCOLA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO. Uningá Review, 24(3). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1720