ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES DE ZONA RURAL E URBANA

Authors

  • RODRIGO ROCHA RIBEIRO VITOR
  • FERNANDA LIMA FERNANDES
  • FLAVIANO SAAD VALADARES SANTOS
  • LAÍS SAAD VALADARES SANTOS
  • LARA SAAD VALADARES SANTOS
  • PATRÍCIA GONÇALVES DA MOTTA
  • RYANN COSTA DUARTE
  • SAMILLA CRISTINE LIMA OLIVEIRA
  • SILVIA BASTOS HERINGER-WALTHER

Abstract

Os dados antropométricos são utilizados para acompanhamento
das condições de saúde e nutrição de crianças e
adolescentes, podendo-se observar quadros como desnutrição,
sobrepeso e obesidade. Objetivo: comparar o estado
nutricional de escolares de zona urbana e rural, a partir
dos índices antropométricos. Metodologia: Estudo transversal
em que foram avaliados 648 escolares residentes em
zona urbana e 535 de zona rural. Os dados utilizados foram:
sexo, idade, data de nascimento, estatura e peso. Os índices
antropométricos utilizados foram os escores-Z de peso/
idade, estatura/idade e o Índice de Massa Corporal
(IMC) com adequação para idade e sexo. Resultados: prevalência
de 0,70% de magreza em crianças de zona urbana
em comparação as crianças de zona rural (4,8%). Com
relação aos adolescentes, temos prevalência semelhante
para a zona rural (3,97%) quanto para a zona urbana
(3,7%). A obesidade foi mais prevalente na zona urbana, no
grupo de crianças (12,18%) e adolescentes (9%), quando
comparados aos valores da zona rural; 9,6% para crianças
e 7,03% para adolescentes. Conclusão: As doenças nutricionais
que atingem a infância são problemas de saúde pública,
sendo de grande importância que os profissionais da
saúde desenvolvam estratégias que estimulem hábitos alimentares
mais saudáveis e a pratica de exercícios físicos.

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Published

10-07-2014

How to Cite

VITOR, R. R. R., FERNANDES, F. L., SANTOS, F. S. V., SANTOS, L. S. V., SANTOS, L. S. V., DA MOTTA, P. G., DUARTE, R. C., OLIVEIRA, S. C. L., & HERINGER-WALTHER, S. B. (2014). ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES DE ZONA RURAL E URBANA. Uningá Review, 19(1). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1527